FBC promoverá curso “Perícia Contábil em Processos de Apuração de Haveres” em Salvador

27/09/2018

Mestre em contabilidade e contador em várias Varas da justiça, professor Kleber Marruaz será o palestrante do curso (crédito da imagem: Jotta Fotografia)

 

Com a finalidade de atualizar contadores, peritos, auditores e demais profissionais interessados, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) promoverá o curso “Perícia Contábil em Processos de Apuração de Haveres” em Salvador/BA (no Edifício Omega, Avenida Tancredo Neves, Bairro Caminho das Árvores), nos dias 26 e 27 de outubro, valendo 10 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e tendo como palestrante o professor Kleber Marruaz – mestre em contabilidade e perito contador em várias Varas da Justiça Federal, Estadual.

 

Apuração de haveres se trata do procedimento técnico que apura os direitos (os haveres) ou, até mesmo, obrigações de uma pessoa física ou jurídica, com base em uma demanda judicial ou extrajudicial tendo como objetivo indenizar e/ou responsabilizar as partes litigantes, conforme explicações do professor Marruaz.

 

De acordo com o professor, muitos processos judiciais e extrajudiciais necessitam de apuração de haveres. “Nas hipóteses de resilição parcial do contrato societário, aplicável quando um dos sócios se retira, por recesso, retirada, morte, exclusão, dissidência, para apuração de sua quota, parte na sociedade e posterior pagamento, seja ao próprio sócio, seja aos seus herdeiros. Também é aplicável em processos de família, nos casos de separação judicial, quando uma das partes exige a sua parcela no patrimônio do casal”, elenca.

 

O conteúdo programático do curso será composto por aspectos jurídicos e a regulação legal da apuração de haveres, bem como da parte prática da perícia em processos de apuração de haveres, tais como: o Método de Avaliação Contábil (Book Value); Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e vários casos práticos em processos reais na Justiça do Estado da Bahia.

 

Segundo Marruaz, profissionais de várias áreas podem participar do evento. “O curso é de extrema necessidade para peritos, contadores que atuam como perito do juiz ou como assistente técnico das partes, tanto em processos judiciais ou processos extrajudiciais; para contadores de pequenas, médias e grandes empresas; administradores judiciais, de empresas; economistas; engenheiros; em virtude da grande demanda de trabalhos que existe neste campo. Nem sempre os juízes e empresários encontram pessoas com conhecimentos técnicos para auxiliá-los”, afirma.

 

INSCRIÇÕES

Com investimento de R$ 350,00 à vista ou três parcelas de R$ 125,00, os interessados em participar do curso “Perícia Contábil em Processos de Apuração de Haveres” devem se inscrever no site da FBC: www.fbc.org.br/cursos.

 

PARCERIAS

Com a realização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o curso “Perícia Contábil em Processos de Apuração de Haveres” tem o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) e do Núcleo Treinamento Profissional (NTP).