Marcia Ruiz Alcazar, diretora de Desenvolvimento Operacional, falou sobre a Reforma Tributária
A Diretora de Desenvolvimento Operacional da FBC, Marcia Ruiz Alcazar, contribuiu com a matéria “Reforma tributária: 3 pontos para o empreendedor prestar atenção”, publicada no dia 09 no blog do Pequenas Empresas Grandes Negócios – PEGN. Ao longo do artigo, Marcia, que também é empresária da contabilidade, abordou diversos tópicos. Segundo ela, “o setor deve ser o mais impactado pela Reforma e, portanto, deve se preparar para as mudanças o quanto antes.” Ela acrescenta: “Precisa de muito planejamento tributário. A empresa pode ter a margem muito comprometida e até perder sua capacidade operacional.”
Marcia destaca que empresas do Simples que atuam no mercado B2B podem enfrentar desafios de competitividade por não fazerem parte do sistema de créditos. “A grande indústria não vai ter interesse em se relacionar com esses fornecedores, porque não vai tomar crédito dessas notas”, aponta.
Sobre o recolhimento do IBS e do CBS, a diretora explica que isso pode complicar o processo contábil. “Hoje, o desafio das empresas é saber se o Simples Nacional é vantajoso [para seu porte e modelo de negócio]. Mas, uma vez enquadrado, ele é muito objetivo, claro e transparente. A forma como será recolhido por fora ainda não é clara”, complementa Marcia.
Ela também alerta que, nesse novo sistema, as empresas terão de ser ainda mais vigilantes com o pagamento correto dos impostos, tanto nas próprias operações quanto nas transações com fornecedores.
CLIQUE AQUI E ACESSE A MATÉRIA COMPLETA